quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Falsas expectativas

Muitas pessoas hoje em dia têm buscado a resolução de seus problemas na igreja. Se está com crise no casamento? vai pra igreja; se está com problemas na família? vai pra igreja; está passando por problemas financeiros? vai pra igreja, ou seja, a igreja vem sendo vista como um grande escape para problemas, um centro de tratamento no qual depositamos dezenas de expectativas, das mais variadas! Aí é que encontramos o grande erro...
Têm-se tido a igreja como um lugar perfeito, como se fosse um segundo céu. E isto tem acarretado na constante mutação de membros, as pessoas têm fundamentado as suas inconstâncias nas igrejas na pseudo-verdade de que existem igrejas perfeitas, cuja doutrina lhe dê tamanha liberdade e seja aplicada de uma forma que lhe agrade.
Em particular já presenciei pessoas usando do nome de Deus para mudar de igreja duas ou três vezes. O fato de haverem divergências de opiniões ou problemas relacionais com os irmãos em Cristo leva unicamente a mudança de igreja. Este tipo de comportamento apenas mostra de uma forma bem clara uma visão distorcida e equivocada quanto a Igreja, até porque, não existem igrejas perfeitas na sua totalidade, pelo tão simples fato de elas serem compostas por homens imperfeitos.

Meu amigo é bem provável que você já tenha presenciado vários casos de homens que falharam perante Deus e à igreja, alimentando assim em seu coração dores, decepções, mágoas e frustrações. Mas é aqui que Deus quer ver onde você tem depositado sua confiança e sua fé? onde você tem se firmado? Você tem feito a obra por Ele e para Ele ou por eles e para eles? Muito cuidado, “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João, 8, 32
Deus é verdade, não vamos confundir religião com cristianismo (isso dá um bom texto também...). Deus é liberdade!

Quando orar, ore pedindo sempre sabedoria, porque não é fácil lidar com os problemas sem sabedoria, você tem que saber a sucinta diferença em agradar o seu líder espiritual, agradar a Deus e estar bem consigo mesmo. Muitos líderes querem de uma forma ditatorial, ser a quarta pessoa da trindade, esquecendo-se que são realmente homens falhos e sujeitos a mais falhas, tal como qualquer um.
 “porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. “
Mateus 24:24                                                                                   

Realmente existem coisas na igreja que não se encaixam. Talvez porque a igreja idealizada por Cristo seja aquela de Atos 2, quando ela era praticada nas casas, em comunhão, sem ciúme por cargos ou disputa de ministérios, quando não se tinha que mostrar serviço para conquistar algo, quando se fazia a obra verdadeiramente por amor, quando não havia Ibope a ser alcançado e não havia bíblias de R$ 900,00 ou cartões (diamante, ouro, prata, bronze...) de oferta, quando não se vendiam intercessões e mais coisas que o capitalismo mesquinho acabou por introduzir na igreja.

Mesmo diante de TUDO isso, temos que saber que são através das falhas, erros e distorções comportamentais de nossos irmãos que podemos colocar em prática as orientações de nosso Senhor.Encerro esta minha não tão pequena colocação com uma frase, que salvo engano é de P.C. Baruk: "Deus não tem o dever de suprir nossas expectativas, mas tem o prazer de suprir nossas necessidades"

5 comentários:

  1. Cara, perfeito seu ponto de vista.

    Eu mesmo fui com um amigo outro dia em uma igreja, nunca tive o costume de ir,aliás nunca tinha ido, e o que vi foi uma lavação cerebral sem tamanho. Não sei se meu tom cético afetou meu julgamento, mas era uma coisa que me incomodava, quase como se todos estivessem hipnotizados e de cada 10 palavras estava sempre presente "por ti senhor!".

    Vi coisas que me incomodaram e no fim (meu amigo disse que era de graça) pude verificar o "dízimo" em forma de um "presente á Deus" e "um presente de Deus".

    Enfim, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. o erro das pessoas não está em ir na igreja quando tem problemas, e sim "SÓ QUANDO TEM PROBLEMAS", eu mesmo nunca vi uma pessoa com a vida 100% perfeita indo para igreja enquanto estava bem, mas quando aparece o problema é pra la que ela vai...
    as pessoas procuram a igreja somente quando precisam, falam "Eu AMO o senhor meu Deus" somente quando precisam, e o pior, nunca agradecem quando algo de bom acontece na sua vida...
    seria bom se todos agradececem pelo penos uma vez por dia, pela vida, pela saude, pela familía, etc...


    Enfim, parabéns pelo blog.[2]

    ResponderExcluir
  3. bem essa, todo mundo agora ta querendo resolver seus problemas apenas indo a igreja, fazendo disso um segundo céu, assim com tu falo..
    sei lá, pra mim, o importante mesmo é ACREDITAR em Deus, e dai nem precisa se ir a igreja, se já tem a real fé e orar.
    mas é isso aí

    curti teu blog velho, to seguindo e depois volto pra comentar.
    da uma olhada no meu aí;
    http://ukendts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É isso aí meu chapa..Glória a Deus...Homens são homens, e Deus é Deus...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Estou impressionada com o seu senso crítico. Nem imaginava que tinha Um (Risos). Compartilho dos seu sentimentos~ Seguir realizando a vontade de Deus é diferente de apenas trabalhar para a Obra d'Ele. Muitas vezes, ocupando cargos e realizando trabalhos nas nossas igrejas, acabamos perdendo o verdadeiro sentido... e então, buscamos apenas a "obra pela obra". Deus é quem direciona, quem desperta o serviço. É caminhar sabendo que hoje, servimos o Senhor em um lugar, e amanhã em outro de acordo com a necessidade. Não somos "Paróquia" mas sim, "Igreja" (em um sentido mais amplo)... Deus te ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir